Espanhóis lançam primeira prancha de surfe com tecnologia integrada
Sensores fazem com que seja possível medir dados das performances dos surfistas e quantificar rigidez, flexibilidade e resistência dos equipamentos
Duas empresas espanholas lançaram nesta semana, no País Basco, a primeira prancha de surfe com tecnologia integrada. Com ela, é possível medir dados das performances dos surfistas e quantificar o comportamento do equipamento, diminuindo, por exemplo, o risco de quebras durante uma bateria.
Aritz Aranburu testa a prancha tecnológica (Foto: divulgação) |
Tudo se dá por meio de sensores, que transferem os dados para um computador. O objetivo é "transformar sentimentos em fatos e números" e fornecer informações que podem ser aplicadas para melhorar as características das pranchas, o desempenho técnico dos surfistas e medição de parâmetros durante as competições.
Mario Azurza e Aritz Aranburu (Foto: Divulgação) |
Segundo os cientistas envolvidos no projeto, é possível quantificar o comportamento mecânico - rigidez, flexibilidade e resistência - das pranchas e adaptá-las às necessidades dos surfistas.
Ex-integrante da elite mundial, o espanhol do País Basco Aritz Aranburu é um dos surfistas que estão testando a tecnologia. Seus compatriotas Hodei Collazo, Kepa Acero e Mario Azurza também estão no projeto.
- Ela é um pouco mais pesada do que uma prancha normal - disse Aritz.
fonte: http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/noticia/2011/03/espanhois-lancam-primeira-prancha-de-surfe-com-tecnologia-integrada.html