Vendas mundiais de celulares crescem 35% no 3º trimestre
Smartphones detem 19,3% de participação no setor.
Android se tornou o segundo sistema operacional mais vendido no mundo.
Nokia manteve a primeira posição no ranking
de fabricantes. (Foto: Divulgação)
de fabricantes. (Foto: Divulgação)
As vendas mundiais de celulares somaram 477 milhões de unidades entre julho e setembro, superando em 35% o resultado obtido no terceiro trimestre de 2009, informou a consultoria Gartner. De acordo com o levantamento divulgado nesta quarta-feira (10), o mercado de smartphones observou um salto de 96% nas vendas em relação ao terceiro trimestre do ano passado e passou a deter 19,3% de participação no setor.
"Este é o terceiro aumento consecutivo de dois dígitos nas vendas ano a ano, indicando que a demanda de consumo está saudável", afirma a vice-presidente do Gartner Carolina Milanesi.
A executiva destaca que Apple e Android, o sistema operacional do Google, conduziram o recorde nas vendas de smartphones no terceiro trimestre. "A participação da Apple no segmento superou a da Research In Motion (fabricante dos aparelhos BlackBerry) na América do Norte enquanto os volumes do Android cresceram rapidamente, o que o tornou o segundo sistema operacional (mais vendido) mundialmente", disse Milanesi.
As vendas de aparelhos fabricados por empresas terceirizadas saltaram de 49,9 milhões de unidades ter julho e setembro de 2009 para 137,8 milhões de entre julho e setembro. Neste intervalo, a participação do segmento cresceu de 16,1% para 33%.
No ranking de fabricantes, a Nokia mantém a primeira posição, com 117,4 milhões de unidades vendidas no terceiro trimestre e participação de 28,2% – abaixo dos 36,7% observados um ano antes.
A Samsung, em segundo, vendeu 71,7 milhões de celulares entre julho e setembro e também perdeu participação – de 19,6% no terceiro trimestre de 2009 para 17,2% em igual período deste ano. O mesmo movimento ocorreu com a LG, cuja fatia do mercado caiu de 10,3% para 6,6% om 27,5 milhões de aparelhos comercializados no terceiro trimestre de 2010.
No sentido oposto aos primeiros do ranking, a Apple ganhou participação de mercado. Entre julho e setembro, a empresa vendeu 13,5 milhões de iPhones contando com 3,2% do setor – elevação de 0,9 ponto percentual em um ano. A empresa de Steve Jobs tomou o lugar da RIM, que ficou com 2,9% de participação e vendeu 11,9 milhões de dispositivos no terceiro trimestre.
A Sony ficou com a quinta posição no ranking do Gartner com 2,5% de participação no mercado global. Na sequência estão Motorola (2,1% de participação), HTC (1,6%), ZTE (1,4%) e Huawei Technologies (1,3%).
Para 2010, o Gartner prevê um avanço superior a 30% nas vendas de dispositivos móveis em comparação a 2009. Na avaliação da consultoria, o impacto dos tablets será testado em 2011. Este ano, a empresa estima que sejam vendidos 54,8 milhões de computadores portáteis nos moldes do iPad, da Apple.
fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/11/vendas-mundiais-de-celulares-crescem-35-no-3-trimestre.html